quinta-feira, 7 de novembro de 2013

‘TEM QUE LIBERAR’

CL Gente Boa - O Globo -07/11/2013

Adriana Calcanhotto e Charles Gavin falam sobre a polêmica das biografias em papo na Casa do Saber O Globo



A polêmica das biografias virou piada no bate-papo entre o ex-baterista dos Titãs, Charles Gavin, e Adriana Calcanhotto, anteontem, na Casa do Saber O Globo. “Não posso censurar, né?”, brinca Adriana, quando Charles pergunta se pode ler trecho do livro da cantora, “Saga lusa”. “Essa é uma entrevista autorizada”, responde o músico, também em tom de brincadeira.

Na hora de falar sério, os dois concordam sobre a liberação de biografias sem autorização prévia. “Não dá para dissociar vida e obra, é pobre pensar assim. Se não soubéssemos o quanto Caravaggio aprontou, não teríamos a real dimensão da sua obra”, observa Adriana. “Tem que liberar de uma vez por todas”, completa Charles.

Desiludida com a falta de autorização das famílias de Manuel Bandeira e Cecilia Meirelles para publicar poemas deles em sua “Antologia ilustrada da poesia brasileira” (“ninguém sequer respondeu, parecia pegadinha, tipo publica aí e depois paga uma grana”, lamenta a cantora). “Herdeiro não é profissão, isso é inadmissível!”, reclama ela.



Gavin lembrou o caso de Sócrates, que morreu antes de publicar sua autobiografia, agora vetada pela família do ex-jogador. “É o caso mais bizarro, uma autobiografia não autorizada. O melhor é fazer que nem o Guarabyra”, sugere o baterista, referindo-se ao músico da dupla Sá & Guarabyra.Ele registrou em cartório sua disposição de proibir que herdeiros falem em seu nome depois de sua morte. A conversa, claro, foi além da polêmica do momento.


 “Vida e obra são
indissociáveis. Se
não soubéssemos o
quanto Caravaggio
aprontou, não
teríamos dimensão
de sua obra”
_
“Herdeiro não é
profissão”
Adriana Calcanhotto



Adriana fez a plateia gargalhar ao contar detalhes dos bastidores do meio musical. “Falei para a Marisa Monte, ‘olha aqui o samba que fiz para a Mart'nália’ e aí senti um clima. Marisa pegou e gravou. Fiz uma outra para a Marisa, mas foi Teresa Cristina que gravou. Olha como são as cantoras, loucas! Faz uma música, mostra para a Nana Caymmi dizendo que fez pra mim para você ver!”

A falta de luz durante um show em Lisboa rendeu comentário bem-humorado de Adriana. “Lá é raro, mas aqui acontece muito esse tipo de coisa, até chovia no palco do Canecão, na cabeça da Maria Bethânia”. Ela também falou de Renato Russo.

“Ele era protetor comigo. Uma vez, eu estava escrevendo canção sobre separação e queria dar a ideia de abstinência. Renato disse: ‘não fale essas coisas, isso não é para você’’’, lembra ela. “Nessa época, ele dizia que eu era o Renato Russo de saias e Bethânia virou pra mim e disse assim: ‘Oxente, mas você não usa saias!’”