sexta-feira, 1 de março de 2013

Show obrigatório - Hermano Vianna


Café Tacvba tocará pela primeira vez no Rio na quinta-feira. Não vou medir as palavras: é a banda mais criativa da história do rock abaixo de El Paso e acima da Terra do Fogo

Café Tacvba tocará pela primeira vez no Rio na quinta-feira. Show obrigatório. Não vou medir as palavras: é a banda mais criativa da história do rock abaixo de El Paso e acima da Terra do Fogo. Recentemente, a revista “Rolling Stone” dos EUA elegeu “Re”, seu álbum de 1994, como o melhor lançamento de todos os tempos do rock latino. Concordo: o único outro disco que, em minha opinião, poderia ocupar tal posto seria o primeiro dos Mutantes. Ou “El objeto antes llamado disco” (“EOALD”), editado pelo Café Tacvba no final do ano passado. Todos os críticos, do “New York Times” ao “Página/12”, o declaram digno de comparação com “Re”, ou até mais conectado com o futuro.

A vingança do Grilo Falante - Nelson Motta

No clássico infantil de Carlo Collodi, o Grilo Falante é a consciência de Pinóquio, que o adverte, aconselha e incomoda, mas o boneco mentiroso não o ouve e prefere a companhia de raposas felpudas e gatos gatunos. Infantil? Parece mais uma profecia metafórica do tsunami que devastou os políticos e partidos mentirosos e gatunos nas eleições italianas, quando o Movimento Cinco Estrelas, fundado pelo comediante Beppe Grillo, conquistou 25% dos votos e fez 109 deputados e 54 senadores.

LEIA AQUI

Um inseto sentimental - Milton Hatoum

A primeira frase da crônica é quase sempre a mais difícil, mas quando as palavras aparecem no papel, a mão que segura a caneta fica mais leve e envereda para um lugar desconhecido...

Mas basta surgir um inseto para mudar toda a história: o movimento da mão é interrompido pelo intruso, que voa em círculos e zoa com insistência, uma picada no pescoço ou no braço pode acabar com a alegria de escrever uma crônica, mesmo sabendo que vou reescrevê-la quatro ou sete vezes; talvez seja melhor espantá-lo com uma revista, ou esperar que ele se canse de girar e zumbir como um louco nesse espaço pequeno. 


LEIA AQUI

Michel Laub - Hollywood e moral


"O Voo" e "O Lado Bom da Vida" iluminam outro dos paradoxos hollywoodianos, no campo dos costumes


Alguns termos usados pela crítica de cinema são curiosos. Um deles é "hollywoodiano" como sinônimo de visão de mundo conservadora -a favor da ordem, do capitalismo, do sentimento patriótico, da família tradicional.

LEIA AQUI

Cristovam Buarque: A miséria da superação


Dilma corrompe o dicionário e cria a grave ilusão de que se pode erradicar a penúria sem garantir estruturas que impeçam o retrocesso 

A presidenta Dilma Rousseff anunciou que, nos últimos anos, cerca de 22 milhões de brasileiros superaram a miséria. Os números podem estar certos, mas o conceito de superação está errado. Superar é saltar, uma conotação muito diferente do que suspender provisoriamente uma condição.

LEIA AQUI

Leonardo Boff-A Igreja é "santa e pecadora" e deve ser "sempre reformada"

HÁ LUGAR PARA AS DENÚNCIAS DOS MALFEITOS ECLESIÁSTICOS 

Sempre se diz que a Igreja é "santa e pecadora" e deve ser "sempre reformada". Mas não é o que ocorreu durante séculos nem após o explícito desejo do Concílio Vaticano II e do atual papa Bento XVI. A instituição mais velha do Ocidente incorporou privilégios, hábitos, costumes políticos palacianos e principescos, de resistência e de oposição, que praticamente impediram ou distorceram todas as tentativas de reforma.

Só que, desta vez, se chegou a um ponto de altíssima desmoralização, com práticas até criminosas que não podem mais ser negadas e que demandam mudanças fundamentais. Caso contrário, esse tipo de institucionalidade tristemente envelhecida e crepuscular definhará até entrar em ocaso. Os atuais escândalos sempre houve na cúria vaticana, apenas não havia um providencial Vatileaks para trazê-los a público e indignar o papa e a maioria dos cristãos.

LEIA AQUI