sexta-feira, 8 de março de 2013

Lensky - Arthur Dapieve


Tchaikovsky pôs ali todo o seu talento melódico, sugerindo que nossa vida é ao mesmo tempo triste e ridícula

Tenho uma certa dificuldade com óperas, confesso. A melodia é tão importante para mim que, quando ela se esconde ou quase some atrás da fala, lá se vai o meu barato. Tenho dificuldades parecidas com o rap e — por favor, não cuspa em mim na rua — com Leonard Cohen cantando, quer dizer, declamando Leonard Cohen. Em vozes alheias, as músicas do poeta canadense podem ser gloriosas. Na própria, monocórdia, nunca me entusiasmaram. Não ajudam, claro, os vocais de apoio e arranjos cafonas.

‘Trilogia do Gelo’ - Hermano Vianna


Vladimir Sorokin é o Fausto Fawcett de Moscou menos 40 graus

Vladimir Sorokin já foi chamado de Quentin Tarantino ou Marquês de Sade da literatura russa contemporânea. Prefiro chamá-lo de Fausto Fawcett de Moscou menos 40 graus. Quem me conhece sabe, não tenho elogio melhor. Outras pessoas, menos exaltadas, decretam apenas que ele será o próximo Roberto Bolaño (isto é: obrigatório em rodas intelectuais chiques, assim como um caramelo com flor de sal). Os sinais de sua iminente celebridade global são claros. Em 2011, foi “escritor em residência” em Stanford. Este ano, concorre ao Man Booker International Prize que será anunciado dia 22 de maio, em jantar no museu Victoria & Albert, Londres.

Democracia 2.0. Ou quase. - Nelson Motta

Aos poucos a mídia internacional vai se dando conta do tamanho da encrenca que representa o Movimento Cinco Estrelas conquistar 25% dos votos para a Câmara e o Senado na Itália e virar o maior "partido" do país. O comediante Beppe Grillo canalizou a indignação popular contra os velhos partidos - os culpados pela Itália estar como está - xingando e esculachando seus representantes e mandando todos para casa. Mas também apresentou novas formas de participação popular e de democracia direta.


LEIA AQUI

Aos 81 anos, Beatriz disse: deixem comigo! - Ignácio de Loyola Brandão

Dia desses, uma amiga do interior me ligou, queria me passar umas informações. Eu disse: "Vou te dar meu e-mail, você passa tudo. E ela: "Acha que sei trabalhar com isso? Sabe quantos anos tenho? Sou de outra geração. Não temos nada a ver com essas coisas". Sei quantos anos ela tem: 73. Porque três anos atrás o marido fez uma bela festa para os 70 anos dela. Lembrei-me que meu tio José ficou fascinado com o computador que ganhou dos filhos. E ainda não havia mouse, imaginem, era tudo controlado pelo teclado. E José estava com quase 80.

LEIA AQUI

Leonardo Boff-O maior patrimônio que o Brasil tem é o seu povo‏

Nossa história pátria vem marcada por uma herança de exclusão que estruturou nossas matrizes sociais. Tal fato tem onerado poderosamente a invenção de uma nação soberana. Fomos vítimas de quatro invasões sucessivas, que inviabilizaram, até recentemente, um projeto nacional autônomo, aberto às dimensões do mundo.

A primeira invasão ocorreu no século XVI, com a colonização portuguesa. Índios foram subjugados, e milhões de escravos foram trazidos da África como carvão para a máquina produtiva.

LEIA AQUI