quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Estímulo ao aprendizado‏ - Ana Regina Fonseca Araújo

Estímulo ao aprendizado

Ler e ouvir músicas em uma língua estrangeira facilita o domínio dela


Ana Regina Fonseca Araújo 
Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da rede de franquias Number One
 
Estado de Minas: 13/11/2013 
 
 
Aprender um novo idioma não é uma tarefa simples. O estudo de uma língua estrangeira exige dedicação, interesse e motivação. O papel do professor é fundamental no aprendizado, porém o estudante também é responsável pelo próprio rendimento. Estudar um idioma requer estímulo extraclasse para motivar e tornar mais fácil a aquisição do conhecimento. Por isso, é comum que as escolas usem livros, filmes, músicas e jogos para auxiliarem nos estudos e despertar o interesse do aluno.

Os incentivos acontecem, principalmente, nas escolas de inglês, uma vez que a maioria das pessoas prefere estudar esse idioma, ainda considerado o oficial no mundo dos negócios. Contudo, por mais que a procura aumente gradativamente, apenas 5% dos brasileiros falam inglês fluentemente, segundo pesquisa da EF Cursos no Exterior. O motivo dessa baixa estatística pode estar relacionado ao desempenho da pessoa nos estudos, à falta de incentivo e à condição socioeconômica.

A falta de motivação é a grande vilã do aprendizado. Quem realmente quer aprender inglês não pode ficar preso ao ensino em sala de aula. O contato com a língua deve ser diário, pois quanto mais frequente o contato, melhor será o desenvolvimento das habilidades linguísticas aprendidas. As pessoas que gostam de escutar músicas em inglês devem começar a prestar mais atenção às letras para entenderem o que estão ouvindo. Outra dica é escutar a música e depois transcrever a letra. O exercício promove consideravelmente a expansão do vocabulário, desenvolve a fluência e a entonação. É uma atitude simples, mas que terá grande influência no aprendizado e na percepção das palavras e frases da língua.

Outra opção para aprimorar o estudo é assistir a filmes, com ou sem legenda. Preferencialmente sem, revendo-o mais de uma vez, já que o ouvido vai se acostumando ao idioma. Mas se o aluno tem dificuldade em compreender as frases, pode optar pela legenda em inglês. Assistir a filmes ajuda no vocabulário, na pronúncia, na fluência e na compreensão auditiva. Os seriados também são um ótimo treinamento, principalmente porque têm uma linguagem do dia a dia. Os livros também auxiliam e, muito, no aprendizado do inglês. Os amantes da literatura têm um meio a mais para se aventurarem em suas histórias favoritas. Assim como acontece com os exemplares em português, ler em inglês é um excelente exercício para ampliar a capacidade de compreensão, melhorar a escrita, compreender as estruturas e expandir o vocabulário no idioma. Alguns livros apresentam, inclusive, o CD da história.

Recorrer ao áudio é uma solução plausível, caso o aluno não saiba pronunciar alguma palavra, pois sempre auxilia na memorização da grafia das palavras e da pronúncia. Estimular o aprendizado é dever de todas as escolas, independentemente da área de ensino. O meio de facilitar os estudos e torná-lo ainda mais prazeroso depende do desempenho do aluno. A escola apresenta alternativas extraclasse para desenvolver o aprendizado e o crescimento do estudante. Cabe a ele aproveitar as oportunidades para incrementar o vocabulário e a percepção dos sons. Aprender um segundo idioma é uma tarefa que exige aplicação e paixão. A fluência em uma língua estrangeira depende, em grande parte, do interessado.