domingo, 14 de abril de 2013

Ainda Feliciano? - Caetano Veloso

O GLOBO

14/04/2013


Por que mentir tão descaradamente sobre fatos conhecidos?

Nem estou acreditando que volto ao assunto do pastor/deputado/presidente da CDHM. Mas, como muitos devem ter visto, ele mentiu reiterada e estridentemente sobre mim. Há um vídeo no YouTube em que Feliciano, esbravejando de modo descontrolado, diz-se com Deus contra o diabo e, para provar isso, mente e mente mais. As pessoas religiosas deveriam observar o quanto ele está dominado pela soberba. Faz pouco, ele se sentiu no direito de julgar os vivos e os mortos, explicando por meio de uma teologia grotesca a morte dos garotos dos Mamonas e sagrando-se justiçador de John Lennon. Agora, aferra-se à mentira. Meu colega Wanderlino Nogueira notava, com ironia histórica sobre as espertezas da igreja católica, que a mentira não está entre os sete pecados capitais. Mas sabemos que “levantar falso testemunho” é condenado pelo Deus de Moisés. Por que mentir tão descaradamente sobre fatos conhecidos? Será que minha calma observação, aqui neste espaço, de que sua persona pública é inadequada ao cargo para o qual foi escolhido (matizada pela esperança no papel das igrejas evangélicas) o ameaça tão fortemente? Eu diria a pastores, padres, rabinos ou imãs — sem falar em pais de santo e médiuns espíritas, que são diretamente agredidos por ele — que atentassem para o comportamento de Feliciano: como pode falar em nome de Deus quem mente com tão evidente consciência de que está mentindo?

Sim, porque não há, dentre aqueles que prestam atenção no meu trabalho, quem não saiba que, ao cantar a genial canção de Peninha “Sozinho” num show, eu indefectivelmente dizia não apenas que me apaixonara por ela através das gravações de Sandra de Sá e de Tim Maia: eu afirmava que cantá-la ao violão era só um modo de chamar a atenção para aquelas gravações. Como pode Feliciano dizer que “a imprensa foi rastrear” e descobriu que a música já tinha sido gravada por Sandra e Tim? Essas duas gravações eram sucessos radiofônicos. E como pode ele, sem piedade daqueles que com tanta confiança o ouvem em seu templo, afirmar que eu disse em entrevista coisa que nunca disse e nunca diria, ou seja, que o êxito inesperado de minha versão de “Sozinho” se deveu a eu ter mostrado a faixa a Mãe Menininha e esta ter-lhe posto uma bênção que, para Feliciano, seria trabalho do diabo? Mãe Menininha, figura importante da história cultural brasileira, já tinha morrido fazia cerca de dez anos quando gravei a canção.

É muita loucura demais. E muita desonestidade. Aprendi com meu pai os gestos da honestidade — e tomei o ensinamento de modo radical. Me enoja ver a improbidade. Feliciano sabe que eu nunca dei tal entrevista. Mas não se peja de impressionar seus ouvintes gritando que eu o fiz. Ele, no entanto, não sabe que eu jamais sequer mostrei qualquer canção minha à famosa ialorixá. Nem a Nossa Senhora da Purificação eu peço sucesso na carreira. Nunca pedi. Nem a Deus, nem aos deuses, e muito menos ao diabo. Decepciono muitos amigos por não ser religioso. Mas respeito cada vez mais as religiões. Vejo mesmo no cristianismo algo fundamental do mundo moderno, algo inescapável, que é pano de fundo de nossas vidas. Mas não sou ligado a nenhuma instituição religiosa. Eu me dirigiria aqui àqueles que o são. Os homens crentes devem tomar atitude mais séria em relação a episódios como esse. O que menos desejo é ver o Brasil dividido por uma polaridade idiota, em que, de um lado, se unem os que querem avanços nos costumes, e de outro, os que necessitam fundamentos de fé, ambos gritando mais do que o conveniente, e alguns, como Feliciano, saindo dos limites do respeito humano. Eu preferiria dialogar com crentes honestos (ou ao menos lúcidos). Não aqueles que já se põem a uma distância segura da onda neopentecostal. Eu gostaria de dialogar com um Silas Malafaia, de quem tanto discordo, mas que respeita regras da retórica e da lógica. Marina Silva seria ideal, mas poupemo-la. Não é preocupante, eu perguntaria a alguém assim, que um dos seus minta de modo tão escancarado? É fácil provar que nunca fiz aquelas declarações e é fácil provar que Sandra e Tim tiveram êxito com a obra-prima de Peninha. E que eu louvei esse êxito ao cantar a canção. Foram dezenas de milhares de brasileiros que ouviram. Se Feliciano precisa, para afirmar sua postura religiosa, criar uma caricatura caluniosa dos baianos e da Bahia, algo é muito frágil em sua fé. A maré montante do evangelismo não dá direito à soberba irrefreada. O boneco tem pés de barro. E cairá. Eu creio na justiça e na verdade. Esses valores atribuídos a Deus têm minha adesão irrestrita. Não sei que Deus sustenta a injustiça e a mentira. Ou será que é aí que o diabo está?

8 comentários:

  1. Sou fã de seu trabalho desde q tenho 5 anos. Dançava entre almofadas na pequena casa q morava no sul de MG. Agora, completando 30 anos e ainda amando suas músicas e poesias, sinto-me satisfeita pelo fato de viver no mesmo tempo/espaço de alguém como vc, Caetano.

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo! O que entristece é saber que a cada dia o número de seguidores e de pessoas que multiplicam as mentiras do Feliciano, também crescem. E mais, de pessoas que "pensam" (se é que se dão ao trabalho de tal ação) como ele.

    Em quase todos os canais de comunicação se fala sobre os êxitos do país na busca do crescimento e desenvolvimento econômico... Fala-se sobre educação e economia, mas esquece-se que o respeito e a honestidade, é antes de qualquer coisa, a base para o progresso. Pelo "bafafá" atribuído a este pastor e a outros que não dispensam uma polêmica barata e vazia, percebe-se que o Brasil caminha na contramão exatamente na direção do retrocesso.

    Em um dos vídeos do pastor, um indivíduo lhe dá o cartão de crédito, mas o pastor reclama que "Deus está vendo que está faltando a senha". Basta folhear os livros de história e comparar este momento com a Idade Média, ao que parece (ou é?!) estamos vivendo um período semelhante, apreciamos nestes cultos as indulgências modernas.

    Mas o que eu acho mais alarmante é o público deste pastor. Não cansa de falar de negros, gays e mulheres, sempre subjugando-os. Nosso país traz consigo uma grande mistura de raças, e tenho certeza que a grande maioria do público dele possui traços africanos, afinal no Brasil, estranho seria que não tivéssemos. A cada palavra dita o pastor ofende quase todos os seus fiéis. Como explicar? Ou essas pessoas não tem consciência para pensar (as ovelhas do pastor), ou estão possuídas, literalmente. As pessoas aplaudem mesmo sem saber o que ele diz.

    Sobre o que você que a mentira não faz parte dos 7 mandamentos, nem os 7 fazem parte da doutrina do Feliciano. Na verdade, pela arrogância de alguns (eu diria que a grande maioria), Deus só abençoa e protege os evangélicos, logo, eles não precisam de nada para balizar suas ações, "nascem assim", na linguagem deles, "abençoados".

    Confesso que nessas horas, cansa ser brasileira e por um lado me envergonho. É absurdo pensar em alguém que deve defender os direitos humanos em uma pessoa como Feliciano. É como se uma nuvem cobrisse o nosso país, impedindo-o de progredir. Somos conhecidos por sermos um país tropical, e também pela diversidade. Talvez seja o traço mais marcante. E é isso que Feliciano e companhia querem tirar de nós, além da nossa própria liberdade.

    #forafeliciano

    ResponderExcluir
  3. Caetano se deixando levar como massa de manobra política ? A faça-me o favor... Infelizmente não tenho como resgatar os valores que gastei comprando seus cd's e dvd's, pois sua ótima musica me alegra, porem sua POBRE mente que não vê o que está acontecendo me frustra. Esse tipo de ataque é única e exclusivamente para denegrir a imagem de alguém. Se você não respeita um estado laico, não se pronuncie sobre ele. Ele falou e continuará falando isso tudo que ele fala porque ele crê nisso e você não percebe que esse ataque nada tem a haver com as posições do feliciano. Ele na CDH não manda, nem desmanda... só rege. Entenda que todo esse movimento GAYZISTA é para dar votos aos GAY's que lá estão. Entenda também que é fácil falar, "EU APOIO OS GAY's" e ganhar mais votos, o difícil é se posicionar contra essa PRATICA NOJENTA destas pessoas e "PERDER VOTOS". Lembre-se que você nasceu de um homem e uma mulher, e SÓ. Nenhuma outra prática teria o colocado nesse mundo. Agora atacar uma posição POLITICA, por declarações feitas em um TEMPLO é muita BURRICE. Foda-se se os evangélicos falam que a umbanda é do CAPETA, e foda-se também se a umbanda fala que os evangélicos são do diabo. O que importa aqui é a democracia. CADA UM CRÊ naquilo que quiser e infelizmente cada um faz aquilo que quiser. Mas agora, se mesmo sabendo que você está sendo usado como massa de manobra, você continua dizendo este monte de asneira que você sai por ai falando, como devemos te classificar ? 14 milhões aqui pro kit gay, 28 milhões ali para o projeto de reconhecimento de PUTEIROS como casas de EMPREGO FORMAL, sem falar na previdência que também deve arcar com as mazelas de alguns merdas que nos representam. Os ativistas GAY's como você são pessoas que não aceitam o contraditório. Prova disso é que com certeza você não vai postar o que estou escrevendo aqui, porque muito provavelmente estes comentários são moderados. Agora moderados por quem ? Alguém neutro ou por alguém que ao ver este comentário que não o agradou, delete-o com a velocidade da luz, unica e simplesmente porque NÃO GOSTA DO COMENTÁRIO. Agora, ANTES DE DELETAR, pergunte-se. DELETANDO ESTE COMENTÁRIO SERÁ QUE ESTOU AGINDO DE ACORDO COM A DEMOCRACIA ? Abaixo registro GAYZISTA e viva a família brasileira. Ass. Alexandre C. Lima - cito artigo 5º inciso 4º (VEDADO O ANONIMATO)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Seus argumentos me impressionam pelo alto teor de preconceito e baixa qualidade retórica. Tanto medo de algo revela algum grau de atração.

      Excluir
    3. Tanta agressividade em um texto só... "Tanto ódio no coração!". Senhor ALC, os gays possuem uma "prática nojenta"? Creio que se houver algo nojento no sexo homossexual, há também de ter algo nojento no sexo heterossexual, os "instrumentos" acabam sendo os mesmos, e as destinações também.

      Caetano, você, eu e todos estão no mundo realmente por terem sido fruto de uma relação sexual heterossexual, mas afinal de contas, filho é o que mais fazem por aí... E muitos filhos também estão perdidos por aí. Cadê a família?? Dos bandidos, dos políticos corruptos, onde está a família? Acho que o teu conceito de família é vazio, você o entende apenas sob a perspectiva simbólica (um homem e uma mulher), mas esquece-se que a base da família é o sentimento. Muitos pais espancam os filhos, estupram os filhos, batem nas esposas, são alcoolatras, violentos... Imagino que você e Feliciano não consideram estas variáveis quando discutem sobre família. Família é relativo. Não precisa de um homem e de uma mulher, mas de amor, que não é exclusivo aos heterossexuais.


      Outra coisa, "declarações feitas em um 'templo' [...]" templo não, senhor ACL. Por templo entende-se um lugar um lugar sagrado. Não vejo como qualquer casa de esquina possa ser um templo com um charlatão gritando mentiras o tempo inteiro. Reveja suas palavras. Nunca se viu tantos "templos" nos dias de hoje, e é incrível como se tornam "sagrados" em tão pouco tempo.

      Por fim, concordando inteiramente com Alex: "Tanto medo de algo revela algum grau de atração."

      Passe bem!

      Excluir
    4. Ao senhor Alexandre C. Lima, que afirmam que as pessoas não aceitam o contraditório.
      Primeiramente não sou homossexual...
      O que vemos nos comentários dos pseudos evangélicos (principalmente deste deputado e do senhor) são palavras agressivas, carregadas de rancor, ódio e ofensas. Porque?

      Questionam a falta de democracia. Por favor, após descobrir o que significa democracia, veja se vocês seguem estes princípios?

      Questiono a todos, onde está o livre arbítrio? Onde está o amor e a igualdade? Acredito que isto é claro em vossas bíblias e que deveria ser praticado. E mesmo que não sejamos adeptos ao homossexualismo, temos o dever de respeitar a todos.
      Tenho medo do que este deputado, vai conseguir, com suas palavras!

      Com a ilusão de pregar o amor a família, teremos o ódio entre as pessoas.
      Ele já citou: Negros, homossexuais, mamonas assassinas, beatles, Caetano Veloso, agora todos os artistas.
      Ele (neste caso, vocês) podem ter suas opiniões, mas se querem que sejam respeitadas, aprendam a respeitar.
      No lugar onde o senhor grita, viva a família brasileira, eu grito, VIVA A VIDA! Vamos amar o próximo de verdade e não nos colocar como superiores e únicos abençoados.

      Lembre-se, sua opinião é válida! Somente, RESPEITE para ser respeitado!

      As vezes me pergunto, que mesmo com tanta evolução, somos incapazes de aceitar o próximo do jeito que ele é. Preferimos ter ao nosso lado um ladrão rico com o poder da palavra, do que um honesto pobre...

      Fiquem realmente com Deus!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir