sábado, 23 de fevereiro de 2013

O PASTOR NAZISTA - GRAÇA MAGALHÃES-RUETHER

 Historiadores revelam participação de luterano em matança de judeus e intensificam debate sobre religião e nazismo

Graça Magalhães-Ruether 

O pastor Walter Hoff, da igreja luterana, que apoiou o nazismo
Foto: Divulgação
O pastor Walter Hoff, da igreja luterana, que apoiou o nazismo 
BERLIM - Enquanto o Vaticano silenciou durante o regime nazista, os luteranos tiveram uma participação mais ativa na perseguição dos judeus. Adolf Hitler e Joseph Goebbels eram de origem católica, e Hitler proibiu que o seu ministro da propaganda se desligasse da Igreja, como planejava. Mas foi a igreja luterana, da qual cerca de 50% da população da Alemanha faziam parte já naquela época, a que mais colaborou com o regime.
Em um estudo que será publicado em abril na revista de História “Zeitschrift für Geschichte”, Dagmar Pöpping, da Universidade Ludwig Maximilian, de Munique, conta a história do pastor luterano nazista Walter Hoff, que participou pessoalmente do extermínio de judeus da Bielorrússia (algo entre 786 e mil pessoas) e confessou o crime aos seus superiores, mas nunca foi condenado por nenhum tribunal.
Segundo o historiador Manfred Gailus, autor do livro “Crença, Confissão e Religião no Nacional Socialismo”, Hoff não foi punido porque a igreja protestante abafou o caso.

LEIA AQUI

3 comentários:

  1. Hoje 2013, intereses geopolitocos da Alemanha, ao service dos EUA+OTAN estao ativos contra a seguranca e estabilidade do Brasil. Observe o que fazem as "fundacoes" alemas no Brasil: Fundacao Konrad Adenauer: Expansao da OTAN ao Atlantico Sul. Fundacao Heinrich Boell: Contra todo desenvolvimento no Brasil: Contra Industria, agricultura, Belo Monte, PACS, Mundial&Olimpiada. Fundacao Rosa Luxemburg: E "esquerda falsa" da OTAN para agitar contra o governo, para territories indigenas separatistas, e contra industria e agricultura. O quer querem : Brasileiro somente bananas organicas para lojas Bio em Berlim!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esconder a realidade de um Papa e associar a outro culpado é o mesmo que mata um inocente e muda a cena do crime,

      Excluir