domingo, 30 de junho de 2013

A SEREIA PAROU DE SORRIR

 CL Gente Boa - O Globo - 30/06/2013


 COM MARIA FORTUNA, ISABELA BASTOS E ADALBERTO NETO



Maio de 1965. Vinte e cinco mil pessoas lotavam o Maracanãzinho para acompanhar a disputa pelo título de Miss Estado da Guanabara. Vera Lucia Couto, Miss 1964, esperava a decisão dos 11 jurados para passar a faixa à sua sucessora. Duas louras ainda estavam no páreo: Maria Raquel de Andrade, representando o Botafogo, e Sonia Schuller, o Clube Caça e Pesca.

Quando Sonia começou a desfilar, a plateia veio abaixo. “Ela era ensolarada, cheia de energia e tinha um sorriso lindo”, lembra o advogado Daslan Mello Lima, criador de um blog sobre misses. “Foi um frisson incrível quando essa moça apareceu no palco”, lembra Vera Lucia Couto, hoje uma funcionária da Riotur. Sonia acabou não levando o título, mas, segundo a revista “Manchete” da semana seguinte, a catarinense que veio para  Rio ainda criança recebeu “uma das maiores ovações da história do Maracanãzinho”.

Quarenta e oito anos depois, não ficou nada daquele sorriso que encantou Daslan e a multidão no ginásio. Sem nenhum dente na arcada superior e com a inferior em frangalhos, Sonia tem dificuldades até para comer o pastel chinês que o dono de um bar no Jardim de Alah dá a ela todos os dias. O salgado costuma ser sua única refeição. A ex-vicecampeã do Miss Guanabara e Sereia das Praias Cariocas de 1965 virou uma pedinte nas ruas de Ipanema, bairro onde mora.

“Sonia sofre de esquizofrenia”, informa seu irmão, Cláudio Schuller. Ele conta que “a desgraça da vida dela começou em 1986”, depois que uma moto a atropelou, perto d Praça General Osório. Sonia atravessava a Rua Prudente de Morais, na esquina com a Teixeira de Melo, quando um motoqueiro ultrapassou um ônibus parado e a acertou em cheio. “Naquele dia, ela perdeu os dentes e a autoestima”, diz Cláudio.

Filho mais velho da ex-miss, Bruno, de 46 anos, confirma o baque. “Dali pra frente tudo desandou.” Bruno, que há 19 anos mora em Curitiba, é fruto do curto relacionamento de Sonia com Sergio Petezzoni, um dos fundadores do Clube dos Cafajestes, de Copacabana. Nasceu e foi criado no apartamento 404 do prédio número 42 da Rua Barão da Torre, Ipanema, onde vivia com a mãe e a avó, a fisioterapeuta Antonia Schuller.


No último andar fica a famosa cobertura de Rubem Braga — que Sonia conhece bem. Ela e Rubem tiveram um namorico. “Era uma admiração mútua, ela vivia na casa dele”, conta Cláudio. “Eu ia lá para ler jornal, pegar uns livros”, conta a ex-Sereia, que, num batepapo na Visconde de Pirajá (seu habitat), alterna momentos de extrema lucidez com comentários que fazem pouco sentido e incluem ciborgues, androides e assuntos como “uma nova tecnologia que suga a energia e te deixa seca como uma ameixa”.

Ex-aluna do colégio N. Sra. Auxiliadora, na Tijuca, e do Melo e Souza, em Ipanema, Sonia não fez faculdade. “Achei que esse negócio de sereia era suficiente”, diz, coçando o dedão do pé esquerdo, com unhas enormes e empretecidas. “Minha mãe também achava. Mas olhaí, virei uma sereia desdentada.”

Sentada na mureta da Praça Nossa Senhora da Paz, Sonia pede uma pausa na conversa para acender um Marlboro. No dedo indicador da mão direita há um anel igualzinho ao que Kate Middleton usou no noivado com o príncipe William, aquele mesmo anel que era de Lady Di. “É bijouteria, claro”, esclarece. O cigarro, ela conta, é sua perdição. É por ele que Sonia sai de casa todos os dias. Vai para as ruas pedir dinheiro para comprar pelo menos um maço.



A abordagem é direta, sem rodeios. Não fala que está com fome, não faz drama. “Oi, pode me dar um real?”. Também não conta que é para comprar cigarro. “Claro que não. É uma questão de ética.”

“Peço um real e vou juntando. Quando consigo comprar um maço, volto para casa”. Num desses dias, ela foi até o Leblon. Parou em frente à Padaria Rio-Lisboa e pediu dinheiro a um taxista. No balcão, seu irmão, Cláudio, tomava café e fingiu que não a conhecia. “Fiquei constrangido”, diz. Numa outra vez, Cláudio, que mora em Friburgo e vem ao Rio com frequência, estava no supermercado Zona Sul e a viu, também na porta, (“ela não entra nos lugares, fica só na porta”) falando sozinha. “Me senti mal, claro. Mas a chamei de volta para casa.” É ele também quem paga o condomínio do apartamento.

A derrocada da ex-Sereia começou mesmo quando ela perdeu o emprego de executiva de marketing no BarraShopping, no início dos anos 80, pouco depois da morte do pai. “Lembro dela nesta época do shopping, linda, saindo de carro, salto agulha e tailleur”, diz o vizinho Mario Vicenzio Cardillo.

Desempregada, Sonia passava temporadas entre Mirantão, em Visconde de Mauá, e Maricá, na Região dos Lagos. Voltava para o apartamento da Barão da Torre com frequência, mas gostava de ficar nessas cidades com seus bichos. A casa de Ipanema chegou a ter quase 50 cachorros, a maioria da raça pointer. E também gatos, muitos gatos. “Eu ia à feira e voltava com dois baldes de cabeça de peixe para dar para eles”, lembra Cláudio.



A família reparou que alguma coisa não estava bem quando Sonia passou a falar sozinha. Fazia isso com frequência. Também começou a riscar as paredes com carvão. Chegava em casa com cabos de vassoura e sacolas cheias de lixo recolhido na rua. Foi com esse pano de fundo, bem nessa fase sinistra, que a moto a atropelou. “Foi demais para ela”, diz Mario, o vizinho e fã, que mora no primeiro andar.

Ele, que aos 7 anos foi com a mãe ao Maracanãzinho torcer por Sonia no concurso de Miss, não acreditava no que via. “Ela estava toda quebrada, sem os dentes, irreconhecível.” Sonia chegou a botar uma prótese na arcada superior, mas anos depois tirou.

No final dos anos 90, ela chegou a passar duas semanas internada no Instituto Pinel, onde foi diagnosticada a esquizofrenia. Como não tomou os remédios prescritos, voltou à estaca zero. Desde então, vive de caminhar, em andrajos, pelas ruas de Ipanema, em busca de dinheiro para o cigarro. Faz colagens com papéis e revistas que recolhe nos lixos e quer publicar um livro. “Mas sem ninguém dizer como tem que ser. Livro artesanal mesmo.”

Quem a conhece diz que Sonia piorou ainda mais desde que a mãe morreu, há dois anos. Ela estaria mais triste, ficando mais tempo fechada no apartamento, entulhado de coisas que pega na rua. Sonia usa o elevador e a entrada de serviço do prédio onde mora com o filho mais novo, o estudante de Direito Igor, nascido um ano depois do acidente.

A ex-Sereia das praias cariocas só dorme na cama de massagem da mãe, talvez para tentar manter algum contato com ela. Perguntada sobre o que a deixaria feliz, nem pensa duas vezes. “Meu sonho dourado é um empadão de camarão com chopinho bem gelado.”


49 comentários:

  1. Triste....Seja com quem for...Uma história dessas ....A vida da muitas voltas

    ResponderExcluir
  2. lamentavel...ate que ponto chega o ser humano se nao tiver ajuda do próximo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade Abner se até a familia tem vergonha dela só é triste o humano ser assim

      Excluir
  3. NOSSA, QUE TRISTE! É REALMENTE LAMENTÁVEL! ME LEMBRO QUE EU AMAVA CONCURSO DE MISS E FUI VÁRIAS VEZES COM MINHA TIA PARA O MARACANÃZINHO! DÓI VER UMA PESSOA CHEGAR AO FUNDO DO POÇO SEM SORTE DE TER ALGUÉM QUE PUDESSE PUXÁ-LA!
    MEU DEUS!!!...

    ResponderExcluir
  4. É lamentável mesmo, mas no fundo do poço tem molas, ela pode sair dessa se souber disso...

    ResponderExcluir
  5. Tem outra que era musa em Copacabana ao tempo da bossa nova que esta numa situação semelhante lá no Rio.

    ResponderExcluir
  6. Fui bastante amigo da Sonia ( ela preferia ser chamada de Samantha e tinha outros heterônimos que usava para escrever )por volta de 79 e década de 80 e a animei a comprar uma casa aqui em Mirantão ( MG )que lá está até hoje.(Tinhamos o projeto de lá fazer um Centro Cultural ) Depois ela sumiu, teve o seu filho Igor e esse acidente e dai em diante veio o seu declínio. Uma pessoa, além de bela, extremamente inteligente e talentosa. Que o Bruno e sua familia possa, pelo menos, zelar por ela nesses anos de dificuldade e velhice.Poderiam regularizar e alugar essa casa e com isso ajudá-la a sobreviver e se tratar .
    L.M.S.P.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que idéia iluminada Lino! Muito gentil da sua parte.

      Quanto ao declínio físico e mental nada se pode fazer, mas felizmente ela ainda tem o amparo dos familiares (que privilégio!).

      Torçamos pelo melhor, mas só quem passa por isso sabe como é de verdade.

      Excluir
  7. NOSSA A FAMILIA DESSA SENHORA DEVERIA LEVA-LA A UMA INTERNAÇAO PSIQUIATRICA, TRATA-LA, LEVA-LA A UMA MANICURE ARRUMAR SUAS UNHAS MAOS E PES, ARRUMAR OS SEUS CABELOS CORTANDO-OS, COLOCAR UMA PROTESE NO LUGAR DOS SEUS DENTES PERDIDOS,E ARRUMAR OS SEUS DENTES QUE AINDA POSSA EXISTIR, GENTE ESSA SENHORA E UM SER HUMANO E MERECE SER TRATADA, SE A FAMILIA NAO TIVER CONDIÇAO FINANCEIRA LEVEM ELE AO SUS PARA QUE ELE POSSA TER DIREITO A ESSES TRATAMENTOS ACIMA CITADOS, ENTAO TENHAM UM POUCO DE PIEDADE DESSA SENHORA E A AJUDEM A TER UMA VIVER COM MAIS DIGNIDADE.

    ResponderExcluir
  8. entao a familia alem de fazer o que o anonimo acima expressou deveriam tambem mandarem fazer uma faxina no apartamento dessa senhora que hoje passa por essa tempestade, gente ainda ha tempo para cuidarem dessa senhora e depois postarem uma nova reportagem com ele ja mais bem cuidada,arrumada e com uma protese para ela poder comer e sorrir melhor o nosso sistema unico de saude disponibiliza de proteses dentaria e de internaçao em clinica para quem tem problemas mentais.

    ResponderExcluir
  9. que tal a familia dessa senhora que ja teve seus dias de alegria e beleza leva-la a um tratamento completo que ela esta precisando,faze-la sorrir novamente, se sentir gente, talvez o que falta para essa senhora e uma ajuda, entao ao interna-la, arrumar os seus cabelos e colocarem uma protese dentaria nela e cuidar das suas unhas e pes tentem uma aposentadoria por idade ou invalidez para que ela continue tomando medicamentos e mantendo-se limpinha,arrumadinha e com a protese dentaria para comer melhor e tambem sorrir, que deus tome conta dessa senhora e de todas as pessoas do mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  10. nao tenho endereço da net mais mesmo na condiçao de anonimo vou sugerir a familia da senhora sonia shuller que tenham dor dela e façam uma faxina em seu apartamento, internem ele, cuidem de seus cabelos,higiene, mandem colocar uma protese dentaria nela,e comprem umas roupas para ela pois tem tantas lojas de roupa por um preço super em conta,coloquem essa senhora em uma clinica para doentes com problemas mentais e tentem uma aposentadoria por invalides para que ela continue tendo um dinheiro para se arrumar um pouco mais, entao essa senhora pode estar precisando apenas dessa ajuda para ter uma qualidade de vida melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi pessoal eu tambem nao tenho endereço na net mais nem isso me impediu de ficar a imaginar como se sente essa senhora que esta precisando muito de ajuda, seria muito bom que essa senhora logo recebesse essa ajuda que precisa pois ela precisa: recolocar protese dentaria, arrumar a unha e o cabelo, ser internada para tratar o seu problema mental e parar de fumar, ter a sua casa faxinada e colocarem tudo que e de lixo que ela possa ter recolhido na rua e levado para casa e muita atençao e cuidado para essa senhora vencer o vicio do cigarro e melhorar suas condiçoes mental e aparencia, ajudem essa senhora que tanto precisa.

      Excluir
  11. LAMENTAVEL A SITUAÇAO EM QUE SE ENCONTRA A SENHORA SONIA SHULLER, FAMILIA AJUDEM ESSA SENHORA, E SIMPLES ARRUMANDO SEUS CABELOS, FAZENDO UMA FAXINA EM SEU APARTAMENTO, MANDANDO COLOCAR UMA PROTESE DENTARIA, MANDANDO ARRUMAR SUAS UNHAS, SEUS PES, TIRANDO-A DE MENDIGAR NAS RUAS E ENTERNANDO-A EM UMA CLINICA PARA TRATAMENTOS MENTAIS POIS ELA PODE DAR UMA MELHORADA, NAO HA NADA COMO UM TRATAMENTO.

    ResponderExcluir
  12. NA SITUAÇAO QUE ESSA SENHORA SE ENCONTRA DA PARA PERCEBER QUE ELA MESMO SOFRENDO DE ESQUISOFRENIA CLAMA POR UMA AJUDA: PROTESE DENTARIA, FAXINA EM SEU APARTAMENTO,UMAS ROUPINHAS MELHORES, PES E MAOS ARRUMADOS,UMA INTERNAÇAO PARA TER UMA MELHORA,ARRUMAR OS SEUS CABELOS, EM FIM CUIDADOS PARA QUE ELA EM FIM FIQUE EM MELHORES CONDIÇOES HUMANA.

    ResponderExcluir
  13. pessoas que possam ser amigas da senhora sonia shuller ex segunda colocada em concurso de miss ajudem um pouco a ela como sugeriram os meus colegas anonimos em seus comentarios acima.

    ResponderExcluir
  14. tomara que em uma eventual nova noticia sobre essa senhora sonia shuller que seja melhor que essa atual noticia que esta em circulaçao, que a sua familia tenham piedade dela e que mandem faxinar o seu apartamento, que mandem colocar uma protese dentaria nela,arrumem seus cabelos e unhas e a internem em um lugar para tratamento de esquisofrenia para que essa senhora viva com mais dignidade, e se livre do vicio do cigarro, gente vejam como esta triste a historia dessa senhora que ja teve tempos de glamour e que nesse tempo de glamour pode ter certeza todos de sua familia estavam a seu lado todos orgulhosos dela mais ai veio esse lamentavel acidente e essa senhora hoje passa por esse declinio.

    ResponderExcluir
  15. nossa essa senhora pela qual aparece na midia nesse momento de nome sonia shuller ja teve seus momentos de fama e sucesso mais infelizmente veio a ma sorte com esse triste acidente mais nunca e tarde para recomeçar e a seus familiares, amigos, conhecidos deveriam interna-la em um hospital publico para pacientes com problemas mentais mais antes deveriam leva-la a um laboratorio de protese dentaria e mandar colocar uma protese nela, arrumar os seus cabelos,unhas e pes,e apos tudo isso coloca-la em uma clinica para tratamento mental, e verificar como esta a saude dessa senhora que segundo o noticiario ainda tem momentos de lucidez e ja que ela e fumante ver o seu estado de saude , em fim cuidem dessa coitada dessa senhora e mandem faxinar o seu apartamento.

    ResponderExcluir
  16. gente os familiares dessa senhora sonia shuller deveriam procurar ajuda para ela para colocar protese dentaria arrumar os dentes que ainda possam restar, arrumar suas unhas pes e maos, seus cabelos arrumar umas novas roupas para ela e verificar se ela tem bom estado de saude ja que e fumante e tambem mandar faxinar o seu apartamento e interna-la em uma clinica para doentes mentais para que ela possa recuperar um pouco sua mente e viver com mais dignidade,entao tem local para internaçao de pessoas com problemas mentais no serviço publico de saude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa senhora tem dois filhos e um deles tem um restaurante em Curitiba, saborarte.com.br, Bruno Pettezzoni ele tem condições financeiro e pode ajudar a mãe.

      Excluir
    2. Bruno Pettezoni filho dela, tem um restaurante em Curitiba.
      saborartebrasil.com.br

      Excluir
    3. Bruno Pettezoni filho dela, tem um restaurante em Curitiba.
      saborartebrasil.com.br

      Excluir
  17. gente essa senhora so precisa de ajuda, muita ajuda, nessa hora cabe o apoio incondicional de seus familiares.

    ResponderExcluir
  18. coitada dessa senhora enquanto famosa e fazendo sucesso certamente a familia fazia questao de se mostrar ao seu lado mais agora nessa situaçao o irmao finge que nao a conhece, essa senhora precisa que seu apartamento seja faxinado e limpo, precisa de um tratamento para parar com o cigarro que pode ja esta fazendo muito mal e ela nao tenha a consciencia de procurar tratamento, essa senhora precisa ser levada ao doutor para que seja avaliada,internada em clinica de tratamentos psiquiatrico,precisa colocar uma protese dentaria e arrumar os dentes que ainda possa ter, essa senhora segundo li nesses noticiarios qua a mostra antes e agora ela tem uma casa que deveria ser avaliada como estar ser alugada para que ela tenha uma renda e se auto sustente, que seu filho a ajude e ajude o seu irmao que com ela mora, tomara que essa senhora encontre quem a ajude e que as proximos noticiarios sobre ela ja mostre ela em melhores condiçoes fisica e mental.

    ResponderExcluir
  19. GENTE SERA QUE A FAMILIA DESSA SENHORA AINDA NAO PERCEBEU QUE ELA PRECISA DE AJUDA CONHEÇO UM SENHOR QUE SO FOI BEM TRATADO PELO IRMAO QUE FICOU NA CONDIÇAO DE TOMAR CONTA DELA JA QUE E ESPECIAL DESDE PEQUENO E APOSENTADO DEPOIS QUE FOI CIRURGIADO E ESCAPOU COM VIDA AGORA REALMENTE ESTA MUITO BEM TRATADO E MORANDO COM UMA IRMA ADOTIVA E MUITISSIMO BEM CUIDADO MORANDO NA CASA DESSA IRMA QUE REALMENTE ESTA CUIDANDO DELE E O IRMAO DE VERDADE AGORA ESTA DE FATO USANDO O DINHEIRO DA APOSENTADORIA DELE PARA AS NECESSIDADES DELE MAIS TUDO ISSO SO ESTA ACONTECENDO AGORA E O QUE ESSA SENHORA SONIA SHULLER PRECISA E QUE A FAMILIA EM FIM ENTENDAM QUE ELA PRECISA DE AJUDA,DESEJO A SORTE PARA TODOS NOS DO BRASIL INTEIRO.

    ResponderExcluir
  20. realmente eu conheço esse senhor que o anonimo acima se refere e e verdade depois de cirurgiado e lutando pela vida esta de fato sendo muito bem cuidado morando com essa irma adotiva o esposo dela e os dois filhos dela que dele cuidam bem e que o irmao biologico agora e que de fato esta empregando o dinheiro da aposentadoria dele que e um senhor especial desde criança para os cuidados dele que esta em uma cama hospitalar mais que e um quarto muito limpinho e acolhedor com uma comoda que guarda suas roupas mais de fato so agora e que esse senhor esta morando em um lar de verdade e com um tratamento digno de ser humano,que deus o ajude e quanto a essa senhora o que ela precisa e de ajuda para se tratar, se cuidar,falta a ajuda de sua familia e de amigos que de fato fiquem sensibilizados a ponto de ajuda-la.

    ResponderExcluir
  21. essa senhora esta precisando de ajuda.Cade sua familia?

    ResponderExcluir
  22. legal que esse senhor que os anonimos acima citaram teve a sorte de sua irma adotiva o ajudar, o que falta para essa senhora tambem e ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que legal que esse senhor que voces citam esta tendo o seu dinheiro de aposentadoria gasto com as suas necessidades e que a sua irma adotiva esta cuidando dele junto de seu esposo e filhos, entao o que falta para essa senhora que e ex miss e a ajuda da familia.

      Excluir
  23. essa senhora precisa de ajuda ser internada para tratamento mental, ser faxinada a sua casa, ser colocada uma protese dentaria, arrumar seu cabelo, unhas em fim essa senhora so carece de ajuda e tomara que ela consiga quem a ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente essa senhora esta de fato precisando da ajuda que o anonimo acima citou.

      Excluir
    2. pois e de fato as pessoas da familia dessa senhora deveriam a socorrer pois e de ajuda que ela precisa, um dia ja foi miss e certamente os seus familiares antes gostariam de estar ao lado dela em fotos e etc, agora que ela passa por esse momento dificil segundo li na net ate o seu irmao tem vergonha dela, ora ela precisa de ajuda, uma faxina em sua casa, uma arrumaçao em seu cabelo, unhas, roupas, protese dentaria, tratamento para largar o cigarro, e internaçao para melhorar seu problema mental, tomara que essa senhora consiga ajuda e melhore suas condiçoes de sobrevivencia.

      Excluir
    3. ESTOU NA TORCIDA PARA QUE ESSA SENHORA QUE UM DIA FOI MISS TENHA A MESMA SORTE DO SENHOR QUE HOJE ESTA SENDO BEM TRATADO E MORANDO COM A IRMA ADOTIVA E O SEU IRMAO BIOLOGICO HOJE ESTA DE FATO GASTANDO A APOSENTADORIA DELE NO TRATAMENTO DELE, TOMARA QUE ESSA MESMA SORTE ENCONTRE A SENHORA SONIA REGINA SHULLER.

      Excluir
  24. tambem estou torcendo para que a senhora shuller encontre a mesma atençao que o senhor que o anonimo acima falou que ele encontrou e hoje em sua velhice encontrou a irma adotiva que o acolheu o mesmo espero que a senhora shuller encontre.

    ResponderExcluir
  25. a mesma atençao que esse senhor que o anonimo narrou sua historia de falta de atençao e hoje encontrou na irma adotiva um lar para estar em familia, o mesmo desejo para a ex miss sonia shuller.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois e esse senhor do qual o anonimo falou encontrou ajuda e teve quem o ajudasse e hoje sua trajetoria mudou positivamente bem assim e essa senhora a dona sonia shuller que esta de ajuda precisando para que a midia volte a publicar uma noticia mais agradavel sobre ela, que as pessoas se sensibilizem e ajudem essa senhora.

      Excluir
  26. sera que a familia da senhora shuller ja resolveram a ajudar?

    ResponderExcluir
  27. pois a senhora shuller so precisa de ajuda, muita ajuda.

    ResponderExcluir
  28. QUE AS PESSOAS QUE CONHECEM A SENHORA SONIA SHULLER A AJUDEM POIS E DE AJUDA QUE ELA ESTA PRECISANDO PARA MELHORAR AS SUAS CONDIÇOES FISICA, MENTAL E ESTETICA, AJUDEM ESSA SENHORA QUE UM DIA TODOS CERTAMENTE QUERIAM APARECER EM FOTOS AO SEU LADO, ESSA SENHORA PRECISA E MUITO DE AJUDA.

    ResponderExcluir
  29. O paciente diagnosticado com exquizofrenia deve se levado ao CAPS ai no Rio não existe CAPS - Cento de tratamento PSIQUICO-Social depois da reforma ante manicomial somente pacientes em crise aguda pode ser internados o CAPS e um serviço da prefeitura ligado ao SUS, lá ela terá assistência médica psiquiátrica pisicológica e terapia para se reitegrar na sociedade além de passar o dia se alimentar e ser medicada o serviço é gratuito meu Deus quanta desinformação na área de saúde mental fico pasma acontecer isto numa cidade como o Rio de Janeiro. Alguem faça um contacto com uma assistente social ou a família mesmo ou alguém ligado a concurso de miss, e levem ela até uma unidade de um CAPS mais perto de sua residência como a situação dela no momento é de risco a família ou amigos podem tentarconvence-la e em caso de resistência poderá pedir ajuda a samu que são instruídos em casas de doenç a mental o contacto com o CAPS deverá ser feito antes e agendado o serviç não e de urgência não entendi porquer o hospital não encaminhou ela para o caps

    ResponderExcluir
  30. Cadê seu filho Igor.....filhos cuidam da mae.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cadê seu filho Igor, Bruno, nora e a neta....
      Cadê vocês, acorda, sua mãe está precisando de ajuda....

      Excluir
  31. Seu filho é estudante de direito, foi o que eu li. E onde está ele que não leva a mãe pra fazer um tratamento psiquiátrico? E esse irmão, que paga o condomínio e com isso aplaca a sua consciência? Conheci Sônia na época do concuirso de miss...foi a garota mais linda que já vi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa senhora com dois filhos e uma neta, um estudante de direito e o outro dono de um restaurante, pode muito bem ajudar.

      Excluir
  32. Esses filhos e irmãos que não querem ajudarem ela com a saude pra ter uma vida digna de uma pessoa que precisa de tratamento... mas tenho certeza se fosse ao contrario, rica poderosa e conhecida na sociedade todos agiam diferente. Sugiro que leve em algum programa de televisão e peça ajuda como outros ja tiveram.

    ResponderExcluir
  33. Que tal vc Adhemar Augusto ajudar essa pessoa a quem vc tanto deve já que vc tem recursos financeiros suficientes para isso, quem sabe assim consegue viver um pouco melhor com sua consciência.

    ResponderExcluir
  34. Há pessoas que não deixam tocar em suas coisas. É como destruir seu mundo. E assim elas vão juntando coisas velhas. Tem é que procurar atendimento médico. Depois ela mesmo vai dar um jeito na vida dela como ela bem entender.

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir