sábado, 31 de maio de 2014

Reaja ao caos do trânsito, prefeito - JC Teixeira Gomes

A Tarde - 31/05/2014

JC Teixeira Gomes
Jornalista, membro da Academia de Letras da
Bahia
jcteixeiragomes@hotmail.com

Escrever um artigo sobre o caos em que se transformou o trânsito de Salvador não deixa de ser redundância, pois, melhor do que eu, sabe quem dirige. Mas, como jornalista, tenho um espaço privilegiado e me sinto na obrigação de defender os interesses da nossa hoje infeliz Salvador. Por isso, dirigirei estas linhas, enquanto continuo viajando, ao prefeito ACM Neto, embora sem esperanças de que na minha volta algo tenha melhorado.


Quem dirige e trabalha, porque ninguém mais usa carro para passear, sabe o quanto está sofrendo para circular com automóvel ou ônibus em Salvador. Longamente negligenciada por incompetentes administrações, a capital baiana chegou ao paroxismo do péssimo, em matéria de tráfego. O mais grave é que todos os novos administradores, quando assumem seus cargos, protelam medidas imperativas em favor de arranjos, qu apenas iludem ou retardam providências realmente indispensáveis.


Infelizmente, até agora agiu assim também o prefeit ACM Neto. Pois é ou não uma inversão de prioridades realizar obras em um bairro como a Barra, em prejuízo de outras mais urgentes em locais como o Iguatemi, a rua Oswald Cruz, na Mariquita, a saída do Salvador Shopping, e tantas ruas da Pituba, Liberdade, Brotas, avenidas de vale etc., onde a situação chegou a níveis insuportáveis?


Poderão objetar que ACM Neto tem pouco tempo no cargo. É condescendência de simpatizante, já é prefeito há bem mais de um ano. O período é pouco para a realização de obras fundamentais, não para o seu planejamento. Sobretudo, par demonstrar que não inverterá prioridades na cidade sufocada.


Há semanas, elogiei o anúncio que o prefeito fez da recuperação do Aeroclube, destacando a informação de que ele traria uma urbanista internacional para ajudar no planejamento da área. Considerei auspicioso o fato e o tomei como prenúncio de medidas idênticas em outras iniciativas. Esperei em vão. No entanto, essa feliz ideia precisa ser estendida como fator benéfico de rejuvenescimento urbano. Não que Salvador não disponha de quadros para planejar seu traçado. Mas trazer a visão de fora pode tornar-se essencial para renovar o enquadramento das providências. Isto se faz nas principais cidades do mundo, inclusive naquelas que, na Europa, já foram consagradas pelas bênçãos dos séculos.


O estrangulado sistema viário baiano tornou-se mais congestionado pela ausência do metrô, cujo funcionamento só agora se anuncia. A esperança surgiu há mais de doze anos, quando a prefeitura iniciou o que hoje os taxistas qualificam satiricamente de “metrô Nelson Ned”, ou seja, o menor do mundo, com os seus ridículos seis quilômetros.


Continuo aguardando que alguma autoridadedo governo ou da prefeitura venh explicar aos baianos por que “o metrô Nelson Ned” foi levantado sobre portentosas pilastras, que consumiram milhões do povo, pelo uso excessivo de cimento, ferro e brita. Um crime! Salvador, pelo que eu conheço do mundo, é a única cidade que levantou metrô aéreo, quando o normal é que os trilhos deslizem na superfície do solo ou nas partes subterrâneas da cidade. O que considero mais grave é que esse brutal desperdício do dinheiro da Bahia, afrontoso e inadmissível, não provocou uma única investigação, nem muito menos mandou sequer um provável dilapidador dos recursos do povo baiano para a cadeia.


A recente greve dos ônibus tornou a evidenciar o espantoso estado da desordem nos transportes na Bahia. Todos sabemque o prefeito ACMNeto temmuitas ambições políticas. Então é recomendável que transforme sua primeira e única experiência administrativa na vida pública, pois antes não dirigiu órgão algum, numa prova irrefutável de eficiência e consciência de prioridades. O caos reinante no Iguatemi, na absurda rua Oswaldo Cruz, no Rio Vermelho, na avenida Garibaldi, diariamente na saída vespertina do mais importante shopping da cidade, o Salvador, sempre um suplício, em Brotas, na Pituba, na Liberdade etc., em suma, em toda a capital baiana, mais do que remendos, exige medidas corajosas, urgentes e inadiáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário